A Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) acompanhou, na quinta-feira (2/3), as condições e os trabalhos realizados de manutenção nas rodovias das regiões da Serra e do Vale do Caí, que compõem o Bloco 3 das concessões e são administradas pelo consórcio Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). As seis estradas (ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470) que fazem parte da concessão de 30 anos receberão investimentos de R$ 4 bilhões e obras de duplicações e terceiras faixas.

O secretário da Separ, Pedro Capeluppi, e sua equipe percorreram diversos trechos para verificar como estão as estradas e o início da prestação de serviço feita pelo consórcio – a assinatura da concessão ocorreu no final de 2022. As primeiras intervenções estão sendo realizadas, e já ocorre a disponibilização de atendimento de guincho e ambulância 24 horas para os usuários.

A expectativa é que, ao longo da administração da CSG, haja redução no número de acidentes, aumento de postos de trabalho e dinamização logística. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), das 25 melhores rodovias do Brasil, 22 são concedidas à iniciativa privada. “É essa qualidade que buscamos para os gaúchos, pois uma boa estrada resulta em mais desenvolvimento para o Estado, assim como mais fluidez e segurança para os usuários. Entretanto, para que isso aconteça, também temos que acompanhar no dia a dia e fiscalizar a prestação do serviço”, disse Capeluppi.

Mais segurança

Um dos pontos monitorados foi a chamada “curva da morte”, localizada na ERS-122, em Farroupilha. O local será duplicado e receberá ampla sinalização viária. Com as medidas implementadas, será o fim da curva que recebeu essa nomenclatura.

Texto: Lucas Barroso/Separ
Edição: Secom